Nice to meet you!

Sou jornalista e especialista em comunicação e gestão de e-Commerce de Moda. Além de estar à frente do B. Office e aqui do neilabahia.com, chefiei equipes de produção de roupas femininas. Você também me encontra no Instagram com o perfil @neilabahia!
Neila Bahia

Recomendados pra você

10 atitudes que provam que você faz compras responsáveis

Salvador - BA, Brasil

Eco-friedly, verde, consciente, responsável... Esses são alguns dos adjetivos que caracterizam pessoas que se preocupam com o impacto de suas compras para o meio ambiente e para a vida de quem produz. Mas, o que faz alguém ser considerado, de fato, um amigo do planeta?



Antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente que mais importante que o discurso são as ações! Porque é a partir delas que teremos cada vez mais a necessidade de incorporar o conceito do consumo responsável na nossa rotina e a disposição de para identificar produtos, serviços e comportamentos das marcas são de fato o que elas divulgam.

Não é nada fácil escapar das armadilhas das ofertas. Não falo dos preços remarcados, mas daquelas coisas que são oferecidas como alternativas sustentáveis quando na verdade nos faz comprar algo que não precisamos.

Por isso, questione sempre: eu preciso mesmo de um copo de silicone, de mais uma eco-bag, de um canudo reutilizável ou dessa blusa de algodão orgânico?

Esses produtos que citei são exemplos clássicos e que são "a bola da vez" do consumo consciente. Às vezes temos um copo em casa que é reutilizável, mas o legal é ter o de silicone da marca x. E o que fazemos? Compramos algo que não precisamos.

Veja bem, as ofertas dessas marcas não são condenáveis, pelo contrário; elas produzem algo durável e com menos impacto. Mas, quando compramos produtos só para acumular mais coisas, estamos, na verdade, reforçando aquilo que queremos combater. Percebe?

Fugir das armadilhas do consumo nem sempre é fácil, já que adquirir um bem sempre foi algo relacionado ao bem-estar, pertencimento, poder... Desconstruir essas crenças não acontecerá como um passe de mágica, mas aos poucos e quando você se dá conta isso já faz parte da sua rotina, inclusive pelas pequenas coisas.

Por isso separei 10 atitudes que comprovam que você está no caminho certo!

1. Você reutiliza. Mesmo que seja prático, usar e jogar fora é a pior atitude que podemos ter para preservar o meio ambiente, pois os produtos descartáveis geram lixo desnecessário. Do absorvente ao material do seu escritório sempre que possível escolha algo que seja reutilizável. É mais trabalho? É. Mas, é a natureza é que vai pagar por sua praticidade?

2. Você carrega uma sacola retornável. Não aceita sacos, papéis, caixas e envelopes como forma de transportar compras. Não importa se onde você compra as embalagens são recicláveis. Menos é mais! Por isso, adote as eco-bags, mas resista àquelas produzidas com material não reciclável. As "falsas eco-bags" também causam danos à natureza. 

3. Você dá um destino correto para o resíduo. Observe a compra de um kit de shampoo + condicionador. A caixa que une o kit + a sacola que você transporta + a nota fiscal + as embalagens desses produtos quando eles terminam. Ufa. Agora imagine isso multiplicado por um monte de gente e todos os dias. Então, você procura sempre dá um destino correto para tudo isso. Eu sei, as autoridades competentes dificultam ao máximo a separação do lixo, mas você procura sempre fazer sua parte e não espera muito delas.

4. Você possui senso de justiça. Acima citei a separação do lixo. Eu moro num condomínio que é um conjunto de prédios, onde não há essa separação. Agora pense nas pessoas que sequer tem condições de moradia digna, segurança alimentar, água potável, esgoto, muitas sequer possui um comprovante de residência. Pense. E então, você precisa mesmo comprar mais alguma coisa para colecionar, gerando mais lixo, poluindo o solo, entupindo bueiros? Se a autoridades não se importam você, sim.

5. Por mais complicado que seja, você busca sempre saber a procedência das coisas que compra. Essa semana, recebemos a notícia de que a Loja Três que que dizia ter responsabilidade social, diversidade e inclusão, por trás do seu manifesto de Taubaté violava leis trabalhistas, praticava gordofobia, injuria racial, entre outras coisas condenáveis. Infelizmente, muitas marcas vão se apropriar de um discurso falso, mas isso não te paralisa. Você desconfia sempre e não sossega até saber a verdade.

6. Você estuda para entender minimamente as embalagens. Isso é que o que muitas vezes não deixa cair nas armadilhas que falei lá no começo. Os produtos com essas características trazem informações no nome, design e na... embalagem! Mas, como os componentes são desconhecidos do grande público os espertalhões se aproveitam para vender gato por lebre. Não é raro se deparar com um "bio pure" que na composição há os mesmíssimos ingredientes que os demais e não há um único indício de terem sido produzidos de forma ambientalmente responsável.

7. Você prefere sempre comprar do pequeno produtor e valoriza o comércio local. Simplesmente porque não se ilude e sabe que o Agro Negócio, por exemplo, não fornece o alimento que está na sua mesa. Grande parte do que ele produz é exportado ou serve a uma pequena parcela da sociedade. Já os importados geram impactos maiores, pois exigem embalagens mais reforçadas para percorrer as longas distâncias sem grandes danos e sabemos que quanto mais longa a distância, maior será emissão de carbono ocasionada pelo transporte.

8. Você não compra produtos testados em animais. Os níveis de crueldade na indústria produtiva são aterrorizantes. Quando você se importa e entende que a exploração animal não justifica o seu consumo você está realmente em um outro patamar. Eu sou do time dos que defendem que não importa o tamanho da sua ação, o mínimo que você faz já é alguma coisa.

9. E por falar nisso... Você sabe que atitudes simples fazem a diferença. Então, você não espera por em prática apenas gestos grandiosos. Afinal, uma sacola plástica a menos é uma sacola plástica a menos.

10. Você não compra. Até ter certeza que não pode consertar, reusar e que de fato precisa daquilo, você simplesmente não compra. A compra mais responsável é aquela que não acontece!

Existem muitas outras atitudes, então sinta-se encorajada para aumentar essa lista nos comentários. 😃




Todos os Direitos Reservados.

Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *