Moda

É urgente a necessidade mudar nossos hábitos. Nessa seção, você encontrará um conteúdo valioso para te ajudar a comprar menos, escolher e fazer durar.

Beleza

Um guia com trends de make vida real, além de dicas para cuidados para unhas, pele e cabelos do jeitinho que você sempre quis.

Estilo de Vida

Cultura, comportamento, desenvolvimento pessoal... Nessa seção você encontrará uma série de posts para ter uma vida mais leve e divertida.

Como trabalhar com moda mesmo sem ter experiência


Se você sonha em ter uma carreira na moda, mas não sabe por onde começar, esse post é para você!




Desbravar os caminhos que levam a um trabalho na área de moda pode ser assustador, mas saiba que mesmo difícil essa pode ser a sua fórmula para conseguir a sua carreira dos sonhos. Digo assustador por ser um ambiente extremamente competitivo, onde criativos e estrategistas atrevidos trabalham juntos para acompanhar as tendências que mudam na velocidade do pensamento, o que pode ser desafiador e muito estressante, mas que em contrapartida é deliciosamente gratificante!

Se tempos atrás a gente dependia de empresas formais ou veículos de comunicação restritos, hoje as coisas estão muito mais fáceis, posso te garantir. Quando me formei em Comunicação, lá em 2008, já sabia que queria trabalhar com Jornalismo de Moda, mas em uma cidade com apenas 2 veículos de comunicação isso se tonou praticamente impossível, me obrigando a traçar meus próprios planos para seguir a carreira que eu tanto desejava.

Minha experiência com a indústria da moda é cercada por tarefas diversificadas que vão desde a assessoria, passando pela supervisão de equipes de produção do vestuário, tudo isso intercalado à produção de textos.

Nossa, posso afirmar que cada job foi uma experiência tão incrível de aprendizado e fico extremamente grata e feliz que pude tirar deles o máximo de proveito possível! Isso porque cada fracasso ou conquista me prepararam para viver do que realmente amo.

E com base no que aprendi ao longo desses mais de 10 anos, vou compartilhar com vocês dicas valiosas e espero que isso te ajude a ter determinação para deixar a sua marca no mundo. Neste post, você aprenderá métodos de colocar seu pé na porta.


PASSO 1: O QUE FAZ SEUS OLHOS BRILHAREM?


A primeira coisa a fazer é encontrar a área em que deseja trabalhar. Quando se trata de moda as oportunidades são muitas! Imagine que dentro de uma mesma empresa há muitas possibilidades. Estilismo, modelagem, design, gestão, comunicação, produção, assessoria, vitrinismo, criação, contabilidade, administrativo... tenho a sensação que poderia ficar aqui um tempão escrevendo a  inúmeras funções em que você poderia se especializar.


PASSO 2: E POR FALAR EM ESPECIALIZAÇÃO...


Essa será a parte fundamental do início da sua carreira dos sonhos. Não importa a área que deseja seguir ou a sua idade, o primeiro passo já foi dado e agora, a partir dele, você deve decidir o que de fato precisa estudar. Felizmente, já não é preciso ter uma faculdade para conseguir ingressar no mercado. Curso, extensões, bons workshops já são um ótimo começo para entender como funciona a sua área e desenvolver suas habilidades.


PASSO 3: POR HORA, ESQUEÇA O GLAMOUR E ENCARE O TRABALHO DURO.


Ninguém aguenta mais ouvir que moda não é só glamour e que é praticamente impossível ter uma carreira do tipo Lauren Conrad, mas é tentador olhar o palco que é apresentado por aí e não se imaginar ali bem plena, em cima de um salto mega alto e com uma make impecável dando ordens pra lá e pra cá. Sinto muito, mas não é isso que vai acontecer. Pelo menos não no início.

O seu bastidor será cansativo e bem difícil de administrar e não importa a área que você siga. Até a CEO mais bem sucedida dessa vida e dona da sua própria carreira trabalha muito pra se manter no topo. Isso não tem nada de lindo ou romântico, apenas é assim que funciona e você terá que saber limitar muito bem até onde vai seu trabalho ou você vai se pegar no meio de um almoço de família respondendo um e-mail inadiável - que na verdade nem é tão inadiável.


PASSO 4: A BOA NOTÍCIA É QUE TUDO ESTÁ NAS SUAS MÃOS.


Quero te contar que existem duas possibilidades para construir uma carreira na moda: trabalhar para uma marca ou criar a sua própria voz no mundo. Independente da sua escolha, hoje quando se trata de moda o lugar mais importante que você pode estar é online. Se antes fatores como idade, gênero - ou a ausência dele -, experiências prévias e um networking fortíssimo eram barreiras, agora, no way.

Porque se as portas estão fechadas, você pode abrir sua própria passagem. Lembra do trabalho duro? Aqui você terá que usá-lo imensamente. Não importa o seu nicho de mercado, você pode começar a construir seu império agora mesmo.

Apenas comece, foque e não desista se é isso que você quer. Está em jogo criar um blog, usar o Instagram ou Linkedin. Independente do seu projeto, as redes sociais são a melhor forma de construir uma comunidade e obter reconhecimento.

Se a sua opção é ingressar no mercado formal lembre-se que não há nada de errado nisso. E mesmo que a bola da vez seja empreender, se essa não é a sua intenção simplesmente vá na contramão disso e busque sua vaga incansavelmente.

Isso não significa descartar o que falei sobre construir sua comunidade, ao contrário, pois mesmo que seu futuro empregador nunca tenha escutado falar de você, mostrar a eles o que você realizou em seu tempo livre dá a você um enorme passo adiante. Criar uma plataforma online hoje é mais fácil do que nunca. Use-o para compartilhar seus pensamentos, inspiração, seu estilo pessoal e suas habilidades de redação / criatividade / editorial.


PASSO 5: BÔNUS E OBVIEDADES NÃO TÃO ÓBVIAS.


Por último, mas não menos importante: atualize-se sobre o que acontece na indústria da moda. Uma maneira fácil de fazer isso é seguir alguns grandes plataformas ou agências de mídia no Twitter e verificar os assuntos atuais e as últimas tendências da moda todos os dias, se puder fazer isso pela manhã, quando as news estão fresquinhas, melhor ainda. Não subestime o poder dessa rede ela está super viva, com conteúdos frescos e com um layout lindo e atualizado!

Tudo isso é muito importante, pois então quando conseguir sua grande chance, você terá conhecimento suficiente para formar uma opinião e fornecer informações valiosas. Embora concorridas, existem muitas oportunidades. Seu entusiasmo e criatividade são seus ativos mais fortes no mundo da moda, são eles que te farão ser destaque em um universo tão competitivo. Não cometa o erro de esperar que as coisas aconteçam como por mágica - arregace as mangas e mostre à indústria do que você tem capacidade.


Gostou desse conteúdo? Não esqueça de compartilha-lo nas suas redes, pois isso faz com que mais pessoas tenham acesso e sejam ajudadas a ter a sua carreira de moda!





Todos os Direitos Reservados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário