blog.

moda. comportamento. sustentabilidade

hello.

Sou jornalista e especialista em comunicação e gestão de e-Commerce de Moda. Além de estar à frente do B. Office e aqui do neilabahia.com, chefiei equipes de produção de roupas femininas. Você também me encontra no Instagram com o perfil @neilabahia!
N e i l a B a h i a

Não deixe de ler

Estupida, eu? O livro que vai dar um up na sua vida!

Salvador - BA, Brasil

Comprei o Estúpida, Eu? no ano passado, antes de uma viagem pro Recife, onde fiquei por 6 meses. Não deu tempo de receber antes de embarcar - comprei online -, então só consegui ler quando voltei.  Lembro quando a Camila anunciou que lançaria um livro e de como eu fiquei ansiosa pra ler, afinal eu acompanho ela desde o comecinho e era ver aquele blog despretensioso virar um livro assim, "do nada". 

Do nada porque foi numa noite de insônia que ela criou, sem planejamento algum, um espaço para conversar sobre as coisas virtuais que não dava pra falar na falar na vida real (fico boba que até hoje é assim; tem coisas da internet que só ficam na internet!

Ali, em 2006, pouca gente toparia sustentar uma conversa sobre Paris Hilton, Lindsay Lohan e outras celebridades que estavam no auge da fama sem soltar um "nossa, mas que garota estúpida querer falar sobre isso!" e dessa constatação nasceu o blog que ia abalar as estruturas dessa internet e virar referência quando o assunto é moda.

De lá para cá, muita água rolou e Camis (como a gente costuma chamá-la) se tornou empresária e fez do seu nome uma marca fortíssima. Nesse livro narrou, em primeira pessoa, sua trajetória de sucesso e também alguns perrengues, fazendo um balanço das mudanças do mercado nesse tempo e nos presenteando com uma série de insights e também com a inspiração que costuma emanar de forma brilhante. Estúpida, Eu? é aquele empurrãozinho necessário pra gente acreditar que é possível conseguir o que queremos!


Mais do que experiências pessoais (é muita história, viu!), tendências de mercado e dicas sobre carreira, esse livro fala sobre como uma escolha pode mudar sua vida e da importância de acreditar de verdade e levar em frente suas ideias… mesmo que elas pareçam meio malucas! — Camila Coutinho.



O livro é a autobiografia que a gente espera, porém com uma utilidade que vai além da curiosidade normal que esse gênero nos desperta. Camila foi a primeira nesse formato de conteúdo e isso fica claro que é o movimento é muito maior do que uma conquista pessoal. É algo que abraça não só o povo fashionista, mas pessoas de diversos mercados que podem aproveitar a trajetória que ela percorreu.

São mais de 12 anos de carreira compilados em 9 capítulos, pouco mais de 160 páginas, e com prefácio de ninguém menos que Costanza Pascolato que nos contam como os formatos mudaram, a definição de sucesso mudou e sobre não ser mais sobre dinheiro, mas sobre realizar coisas e deixar nossa marca no mundo.

Mas, imagina que isso é uma tarefa fácil? Camila nos conta das muitas vezes que precisou usar da boa e velha cara de pau - apenas não consigo - para abrir portas que expandiria seus negócios. Sabe aquela estudo que diz que todo mundo está a apenas seis pessoas de distância de qualquer outra em uma rede de networking que envolve o mundo inteiro? É exatamente isso.

Ela comprova como cada conversa é uma chance para expandir a nossa rede de relacionamentos e que não podemos esperar que as oportunidades apareçam, precisamos criá-las! 


Lembro quando os blogs de moda se tornaram uma realidade as pessoas da área se sentiram extremamente intimidadas. Elas, que se imaginavam intocáveis, se viram cercadas por uma onda de pessoas que por si mesmas ocupavam seus espaços criam um conteúdo valioso e podiam ter a sua fatia do mercado.

O que aprendemos com Estúpida, Eu? é que os talentos vieram e continuarão vindo de todos os lados. A internet derrubou barreiras e tudo está muito mais universal e possível.

Por isso, precisamos valorizar esse espaço e celebrar nossas conquistas, mantendo o pé no chão sempre. Porque,  como bem disse Camila, o mundo é nosso e o céu é limite!


Todos os Direitos Reservados.

Comentários