Moda

É urgente a necessidade mudar nossos hábitos. Nessa seção, você encontrará um conteúdo valioso para te ajudar a comprar menos, escolher e fazer durar.

Beleza

Um guia com trends de make vida real, além de dicas para cuidados para unhas, pele e cabelos do jeitinho que você sempre quis.

Estilo de Vida

Cultura, comportamento, desenvolvimento pessoal... Nessa seção você encontrará uma série de posts para ter uma vida mais leve e divertida.

O que é planejamento financeiro e porquê você precisa começar um agora mesmo!


Aqui está um guia simples, mas completo para você entender o que é um planejamento financeiro e porque ele é tão importante para todas as áreas da sua vida!




É muito provável que em alguma época da sua vida você já teve um cofrinho e toda vez que alguém dava uma moedinha ela ia parar lá, no seu porquinho, que depois de beeem cheio se transformava  numa coisa ultra legal que estava sendo desejada há um tempão! Pois é, a gente já fazia planejamento financeiro e nem sabia! A única diferença é que, quando adultos, normalmente ninguém nos dá mais dinheiro e tudo depende exclusivamente do nosso suor. 😅 Parece simples e é isso mesmo!


Planejamento Financeiro é uma ferramenta de administração que visa o processo de organização, realizada através do reconhecimento da situação atual, junto com a determinação dos objetivos onde se quer chegar, estudando os caminhos possíveis a serem utilizados para alcançar esses objetivos.


Esse objetivos, geralmente, se enquadram em uma das três categorias:

1. Poupança de emergência (gastos imprevistos ou extras...);
2. Poupança a curto ou médio prazo; (mudança de carreira, viagens, estudos...);
3. Poupança a longo prazo  (plano de aposentadoria...).

Em tese, você pode financiar todas as suas categorias de metas além de cobrir suas despesas mensais, designando porcentagens da renda para as metas que você está buscando. Infelizmente, a realidade nem sempre é ideal e as restrições de renda exigem a priorização de algumas categorias de metas financeiras em detrimento de outras. Criar um fundo requer, em muitos casos, alguns sacrifícios!

Portanto, manter uma relação saudável com o seu dinheiro será muito mais fácil se você tiver as contas sob controle, além de objetivos e prazos bem definidos. É importante ser bem pé no chão e respeitar as suas possibilidades.

Se o seu salário é de R$ 2 mil, por exemplo, não dá para traçar uma meta super alta. Isso acabará te frustrando e fazendo com que tenha crenças que limitam o seu crescimento, o que é bem ruim. Pense em planos possíveis de serem alcançados e tente dividir cada um em metas menores, de curto prazo. Seja gentil consigo e não caia na bobeira de comparar sua jornada com a de ninguém.

Deixo aqui 10 passos simples para te ajudar a criar um planejamento financeiro funcionando. Certifique-se de pô-los em prática e observe a mudança em alguns meses!

01 – Tenha o hábito de anotar quanto recebe e também os gastos;
02 – Sempre pesquise os preços antes de comprar qualquer coisa;
03 – Compre somente o que você precisa;
04 – Tente sempre pagar à vista;
05 – Utilize o cartão de crédito apenas quando for imprescindível;
06 – Não descuide das suas metas;
07 – Seja realista na hora de traçar os seus objetivos;
08 – Não esqueça de revisá-los periodicamente;
09 – Pode ser tentador, mas não desrespeite o seu padrão de vida;
10 – Busque informações sobre investimentos.

A medida que você se planeja mais próximos seus objetivos ficam de se tornarem reais. E por isso é muito importante investir um tempo para construir o seu plano financeiro, garantindo assim a evolução e crescimento e equilíbrio de todas as áreas da vida.

Atenção: Existem formas de multiplicar seus investimentos, mas esse post não orienta e nem serve como base para tal. Se deseja aplicar seu dinheiro para obter rendimentos, procure sempre profissionais capacitados e desconfie sempre de ofertas extraordinárias. Em caso de golpes, procure as autoridades e denuncie!




Todos os Direitos Reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário