Nice to meet you!

Sou jornalista e especialista em comunicação e gestão de e-Commerce de Moda. Além de estar à frente do B. Office e aqui do neilabahia.com, chefiei equipes de produção de roupas femininas. Você também me encontra no Instagram com o perfil @neilabahia!
Neila Bahia

Recomendados pra você

5 filmes que retratam a amizade feminina

Salvador - BA, Brasil



Embora nossa lista de filmes para ver no Netflix não pare de crescer com as sugestões mais variadas, hoje eu trouxe para vocês uma lista que vai quebrar de vez aquela ideia de que entre mulheres só há rivalidade. Afinal, quem nunca escutou um comentário afirmando que mulher não é amiga de mulher? Que até saem juntas, mas que nenhuma é digna de confiança porque fingem amizade quando na verdade sentem inveja e falam mal pelas costas, estando sempre à espera da primeira oportunidade para puxar o tapete?

Pois é. Infelizmente criou-se a cultura de que não somos boas amigas. Mas, você aí, é assim? Falsa e desonesta? Muito provavelmente, não. Mas crescemos com esse conceito que vamos disseminando, reproduzindo no modo automático, muitas vezes sem fundamento algum. Porque mesmo que você tenha tido uma experiência ruim, isso não significa que todas as outras pessoas terão o mesmo comportamento de quem te feriu um dia.

Então, para olhar as coisas de outro ângulo, vamos à listinha que preparei com muito amor!


1. Aprendendo a Viver.  Ghost World (2001). Dirigido por Terry Zwigoff e baseado no gibi homônimo de Daniel Clowes, é protagonizada pelas atrizes Thora Birch e Scarlett Johansson, o filme conta a história duas amigas adolescentes, Enid (Thora Birch) e Rebecca (Scarlett Johansson), que acabam de terminar o Ensino Médio e que se sentem inseguras quanto ao futuro. Ao mesmo tempo que acontecem conflitos que põem à prova a amizade das duas Enid conhece, através de um anúncio, a Seymour (Steve Buscemi), um colecionador de discos solitário e tímido e se dá conta de que tem muito em comum com ele.

2. A Cor Púrpura. (The Color Purple, 1985). Dirigido por Steven Spielberg, com roteiro de Menno Meyjes, esse clássico é baseado no romance homônimo da escritora, poetisa - ganhadora do Pulitzer - e ativista feminista Alice Walker. O filme empoderador é sobre mulheres negras que lutam contra a opressão de homens brancos. Comovente, o filme navega pela amizade entre Shug (Margaret Avery) e Celie (Whoopi Goldberg), que se unem por suas dificuldades e experiências de vida. Eles lutam por seus direitos e independência, apesar do perigo e da violência do mundo opressivo em que vivem. As duas mulheres se ajudam a descobrir quem realmente são e a tirar o melhor de si.

3. Fora de série. (Booksmart, 2019). As duas grandes amigas Molly Davidson (Beanie Feldstein) e Amy Antsler (Kaitlyn Dever), conhecidas por serem os maiores prodígios da escola, estão prestes a terminar o ensino médio. Faltando poucos dias para o grande momento, elas percebem quão estão arrependidas por terem estudado tanto e se divertido tão pouco. Determinadas a reverter essa situação, elas decidem correr atrás dos 4 anos perdidos em apenas uma noite. “Quem te permitiu ser tão linda? Quem permitiu que você me deixasse sem fôlego?”, gritam uma para outra em mais de uma ocasião ao longo da trama.

4. O Clube da Felicidade e da Sorte. (The Joy Luck Club, 1993). Um filme retrata  vida de mulheres chinesas-americanas e suas mães imigrantes chinesas. Na trama, as meninas procuram compreender, através do passado, a forma de convivência com cada uma das suas mães e isso nos traz diálogos profundamente tocantes e enriquecedores acerca das relações dessas mulheres e das nossas próprias.

5. As Patricinhas de Beverlly Hills. (Clueless, 1993). Ah, é o clássico que nós amamos! Ele traz popular e rica Cher (Alicia Silverstone) que decide fazer boas ações e começa bancando o cupido para dois professores do colégio que, eventualmente, começam a namorar. Empolgada com o resultado, Cher resolve fazer uma transformação em uma nova estudante um pouco cafona. Mas quando a amiga se torna mais popular do que ela, as coisas tomam um novo rumo! Ver como elas lidam com a situação é impagável. Palmas para esse clássico da Sessão da Tarde!


E você, tem mais algum filme para complementar essa lista? Me conta nos comentários!




 Mande um oi no Instagram! @neilabahia
Todos os Direitos Reservados.

Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *