Nice to meet you!

Sou jornalista e especialista em comunicação e gestão de e-Commerce de Moda. Além de estar à frente do B. Office e aqui do neilabahia.com, chefiei equipes de produção de roupas femininas. Você também me encontra no Instagram com o perfil @neilabahia!
Neila Bahia

Recomendados pra você

Como se organizar em 2020?

Salvador - BA, Brasil





Já dividi com vocês o tanto de certeza que o meu cérebro tem sobre a noite ser feita pra pensar. Basta deitar que as ‘coisas por fazer’ ficam gritando feito loucas, lembando que precisam ser trabalhadas e melhor que tudo, finalizadas. Isso vale para os posts daqui também! Tenho um planner só para o Blog e nele anoto tuuudo que preciso fazer para conseguir cumprir o cronograma certinho, já que as semanas são sempre corridas e cheias de coisas por fazer.

Para amenizar a pressão, escrevo. Há muita verdade no fato de que se há coisas não faladas elas devem ser registradas, escritas, se não nos sufocam. Mantenho este hábito porque, definitivamente, as lista de ‘to do’ estão me ajudando a dormir melhor e ficar menos ansiosa com o dia seguinte.

Quando não anotava detalhadamente, destrinchando os objetivos, era só deitar na cama que minha cabeça ficava a mil e não conseguia descansar. E registrando tudo que preciso fazer, as obrigações, os sonhos, gratidões e vontades, parece que meu cérebro vai ficando mais calmo e relaxado. Como se fosse um tratado, uma combinação, sabe? 😅

Mas, afinal, qual é a melhor forma de fazer tais registros?
Bom, isso depende! Já adianto que como seres mutáveis é bem capaz que o que gostamos hoje daqui há algum tempo não faça mais sentido, então a ideia é testar sempre! Segue um pequeno resumo de cada tipo de registro para que você possa decidir o que mais se encaixa nas suas necessidades.


Agenda? Planner? Já tentou um caderno de organização? 


Agenda: Esse é o método que utilizava e que me acompanhou por muito tempo. Porém, havia dias que ficavam, lá, branquinhos e eu não tinha compromisso algum, então acabava desperdiçando uma folha inteira e em outros faltava espaço. Isso porque elas seguem a rotina corporativa tradicional sendo divididas 1 dia por folha com os finais de semana reduzidos; o sábado e o domingo as folhas são divididas para esses dois dias. Ou seja, esse formato não atende a minha rotina, mas se você tem mais compromissos nos "dias úteis", a agenda é o ideal para você.

Caderno de organização: nunca tentei, mas... confesso que a ideia me atrai bastante! Há quem crie seções para dividir as tarefas, mas também anote tudo transcorrendo os dias. Como somos nós que decidimos quando começar e quando terminar cada dia, é muito bom para quem tem uma rotina incerta, que é o meu caso! Outra funcionalidade é que como o espaço é ilimitado, podemos escrever tudo: insights, ideias aleatórias, notas curtas... e, claro, a lista de coisas para fazer.



Bullet Journal (BuJo): é bem parecido com o caderno de organização, porém há algumas regrinhas que são necessárias para que você compreenda o funcionamento dele. Normalmente, quem adota esse método faz, de próprio punho, decorações incríveis e layouts idem, com legendas e itens que te ajudam a identificar o que é cada coisa que foi registrada.

Planners: é completo, prático, como um guia pra vida, sabe? Contudo, são relativamente caros, justamente por terem muitas funções em um único lugar. Está certo que há a possibilidade do faça você mesma com as várias versões grátis pra baixar disponibilizadas na internet ou ainda os modelos mais acessíveis como, por exemplo, o Planner Tilibra 2020, porém eles não possuem todas as funcionalidades dos tradicionais como controle de hábitos, controle financeiro etc. Venho utilizando esse modelo de organização, mas além de ter espaço um espaço muito reduzido e eu me senti limitada pela formato datado.

Ainda estou divida entre ter um caderninho e um planner não datado. Vou estudar os dois formatos e ver qual vai atender mais à minhas necessidades. Confesso que estou muito inclinada ao caderno! Prometo contar aqui assim que me decidir.

Lembrete: esse é apenas o meu ponto de vista, o de manter algo físico para me organizar, já que quando controlo as minhas coisas consigo render muito mais. Venho buscando equilíbrio de diversas formas e essa é uma delas. Vale lembrar que eu sou totalmente contra quem dita regras - falou a aquariana kkk - por isso, é importante deixar claro que se você funciona bem sem planejamento isso é muito ok, não há nada de errado contigo. O fato é que estive pensando nesse post há um tempinho e apenas fico feliz em compartilhar com vocês algo que melhora meus dias.

Um grande beijo!



Me siga no Instagram! @neilabahia
Todos os Direitos Reservados.

Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *