Neila Bahia

H E L L O!

Sou jornalista e produtora de conteúdo especializado em moda e comportamento. Além de estar à frente da neilabahia.com, já escrevi para para multimarcas, fashion designers e chefiei equipes de produção do vestuário feminino!

Blog

Livro de Moda — Glamour, de Diana Vreeland

Salvador - BA, Brasil

Há alguns anos, durante o Pense Moda (seminário que promove encontros de profissionais nas áreas de fotografia, styling, direção de arte, beleza, jornalismo de moda, novas mídias, cultura e comportamento), o editor Charles Cosac e a jornalista e consultora Gloria Kalil conversarvam sobre moda e fotografia a partir do legado da Diana Vreeland. O bate-papo marcou o lançamento do livro "Glamour", aqui no Brasil, publicado pela Cosac Naify.



Um pouco sobre a autora


Diana Dalziel nasceu em Paris, em 29 de setembro de 1903, filha de um inglês e uma americana, contudo, aos 8 anos, mudou-se para Nova York. Fora dos padrões de beleza, sofreu, quando criança, ao ser considerada "feia" sendo frequentemente comparada às belezas da mãe e da irmã.

Aos 21 anos, casou-se com o banqueiro Thomas Vreeland, um noivo que a adorava. Inclusive, no documentário “Diana Vreeland: the eye has to travel”, lançado em 2011 e dirigido por Lisa Imordino Vreeland (mulher do neto Alexander), há indícios que a autoestima de Diana só se fortaleceu de vez por causa dele. Com isso, Diana desenvolveu um olhar para enxergar muito além das aparências, especialmente com o extraordinário e o incomum.

Tudo ia bem, mas com a Queda da Bolsa de Nova York, em 1929, tiveram de de mudar-se para Londres, onde logo Diana começou um negócio com lingerie. Sempre em contato com a nata inglesa, viveu cercada de luxos e frequentou as melhores festas da High Society britânica, prosperando.

Diana Vreeland: "Só há uma boa vida. A que queres e a que fazes para ti mesma"

Em 1936, de volta à Nova York, iniciou sua carreira de Editora de Moda na revista Harper’s Bazaar, onde permaneceu por 25 anos. Já, em 1962, assumiu o posto de Editora Chefe da revista Vogue. Diana permaneceu no cargo por 9 anos, tempo suficiente para mudar radicalmente o mercado de revistas de Moda. Além de estar sempre aberta ao moderno, diferente e fora dos padrões, ela era mestra em identificar novas tendências.

Podemos afirmar que Diana Vreeland foi a Sacedortisa da Moda e do Estilo por mais de 40 anos. Seu talento para descobrir modelos, fotógrafos e estilistas, e também para fazer uma revolução no jornalismo de Moda, colocaram-na no panteão das revistas Harper’s Bazaar e Vogue. Através do seu trabalho na Vogue, ela eternizou ícones da moda como Cher e Twiggy, além de transformar em padrões de beleza mulheres consideradas “estranhas” como Barbra Streisand e Anjelica Houston. Antes de falecer, em 22 de agosto de 1989, vítima de uma ataque cardíaco, Diane Vreeland lançou alguns livros, entre eles o memorável "Glamour".


livro Glamour de Diana Vreeland

Na década de 1980, a lendária expert em moda, Diana Vreeland, preparou uma incrível seleção de suas imagens favoritas, produzidas por fotógrafos como Man RayElliott Erwitt e Sir Cecil Beaton, e nelas baseou os seus próprios comentários sucintos e incisivos, elementos que fizeram do livro "Glamour" um clássico instantâneo. Nesta apurada reedição, a obra, inédita no Brasil, é apresentada por um prefácio do estilista Marc Jacobs.

Sinopse do livro: O livro une fotografia, moda e comportamento para transmitir a real ideia de glamour da autora, com as imagens que povoaram seu imaginário durante toda a vida. São fotos peculiares, que fogem da ideia de sofisticado e mostram outras facetas de personalidades como Audrey Hepburn, Maria Callas, Charles de Gaulle e Marilyn Monroe. As imagens do livro não se encerram no universo da moda - há costumes de balé, casamentos e até funerais. Seu ponto de vista surpreende até hoje pelo frescor incomparável e abertura para o futuro.



Autor: Diana Vreeland
Tradução: Cláudio Marcondes
Prefácio: Marc Jacobs
Idioma: Português

Esse post foi escrito originalmente em 07/10/2011 e reeditado em 18/11/2019.

Ah! Para conferir os créditos das imagens publicadas aqui é só passar o mouse sobre elas. 😉
E agora que você chegou até o final, não esquece de compartilhar esse post nas redes sociais e de deixar um comentário nos contando o que achou, tá? Isso é muuuuito importante pra gente!

Beijocas e obrigada! 




 Mande um oi no Instagram do blog! @neilabahia.com_
Todos os Direitos Reservados.

Comentários

  1. Muito bacana amiga, você me deu uma verdadeira aula. Hahaha
    Vale a pena investir!

    Beijoca
    Mamah
    http://mamahvivas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Xu, fiquei muito curiosa, de verdade. Ultimamente tô amando ficar na Saraiva futucando livros de moda, esse deve ser MUITO bom, hein?! Deve ter cada imagem incrível.

    Beijinhos, Tita
    www.titabarberino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que livro e post interessantes, eu ainda não conhecia a Diana Dalziel.
    Fiquei triste em saber que as pessoas achavam ela feia :(
    Mas fiquei feliz em saber que ela encontrou um marido muito legal que a ajudou a melhorar a autoestima e no final ela deu a volta por cima.
    História inspiradora, bem banaca!

    http://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Incrivel. Achei interessante a ideia do post d fala do que gostamos: moda e glamour. Parabensss

    ResponderExcluir
  5. E nao posso esquecer de dizer, teu blog ta incrivel, tive q comentar novamente kkk annelims.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Inspirador! Já fiquei com vontade de ler mais a respeito! Um post completo desse a gente lê com gosto! Um grande beijo

    ResponderExcluir
  7. Ei Neila, o livro parece ser realmente incrível, mas que história e exemplo de vida dessa mulher👏👏👏👏! A frase "SÓ HÁ UMA BOA VIDA. A QUE QUERES E A QUE FAZES PARA TI MESMA" veio pra mim no dia certo, hoje! Brigaduuuh! Beijos, Lori.

    ResponderExcluir
  8. Uau Neila, quanto bom gosto, amei saber um pouco mais sobre o livro Glamour, mas confesso que nunca tinha visto antes, gostaria muito de ler.
    https://www.mundodasmulheresbrasil.com

    ResponderExcluir
  9. Eu não conhecia ela, mas achei sua vida e trajetória bastante interessantes e claro, inspiradora
    Charme-se

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante, ótima sugestão de livro para ler mesmo para quem não é do ramo da moda.

    ResponderExcluir
  11. adorei conhecer o livro, mt interessante conhecer mais sobre

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  12. Super me interessei pelo livro.

    https://juliamodelodemodelo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Ainda não conhecia, mas o tema parece bem bacana.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *