blog.

moda. comportamento. sustentabilidade

hello.

Sou jornalista e especialista em comunicação e gestão de e-Commerce de Moda. Além de estar à frente do B. Office e aqui do neilabahia.com, chefiei equipes de produção de roupas femininas. Você também me encontra no Instagram com o perfil @neilabahia!
N e i l a B a h i a

Não deixe de ler

Moda ética e Moda sustentável —  Existe diferença?

Salvador - BA, Brasil
moda-etica-moda-sustentavel

Esses dias estava rolando o feed do meu Instagram pessoal e pude ver um post da Thálassa Coutinho, que aliás preciso abrir um parentese, antes de começar o assunto real do post, pra falar um pouco sobre ela. Se você não acompanha o trabalho dela, te digo que você precisa conhecê-la urgentemente. O motivo de eu citar a Thálassa, se deve ao fato de que muitas das leitoras aqui do neilabahia.com também trabalham com internet e uma dica boa nunca é demais.

Recentemente eu tinha desativado o Instagram do blog e meio que tava misturando tudo no meu pessoal, simplesmente porque não conseguia administrar as duas contas.  Com o conteúdo dela consegui perceber a importância do nosso nome, da nossa marca pessoal. Se algum dia - por qualquer motivo - esse espaço aqui acabar, como as pessoas se lembrarão de mim?  Se a vida me levar por um outro caminho que não o da Moda e Sustentabilidade? E como o Universo conspira quando a gente concentra nossas energias em algo, numas dessas visitas ao Pinterest, encontrei esse post, que embora seja de 2016, não deixa de ser atual,ponto pro conteúdo evergreen! Se não souber o que isso significa, não deixe de estudar porque é muto importante, só que eu não posso mais me desviar do assunto! 😅



Real oficial que essa postagem está extremamente atrasada e eu venho adiando ela há um tempão, simplesmente porque eu achava desnecessário falar disso. Mas, gente, há tanto conteúdo por aí falando de Moda ética e Moda Sustentável que não tem o menor cabimento eu vir aqui chover no molhado pra contar a diferença entre duas coisas que são faladas a exaustão. Mas, é aí que entra a Thálassa de novo e o post onde ela reforça que o óbvio precisa ser dito. De mais a mais, há pessoas novas chegando nesse universo para as quais a compreensão das diferenças entre os dois termos pode ser difícil - e ainda há a questão de saber se existe mesmo uma diferença.



Embora esse dilema possa ser subjetivo, veja como podemos definir os dois termos.

MODA ÉTICA

Quando falamos de uma Moda ética, estamos falando também de princípios morais que regem o comportamento de uma pessoa ou uma atividade desenvolvida por ela.  Podemos dizer que uma Moda é ética quando ela respeita os processos de confecção de ponta a ponta, acreditando que todos os trabalhadores e as pessoas afetadas pela produção devem ser tratadas de maneira justa e igual, com condições de trabalho seguras, salário digno e um ambiente corporativo gentil e não abusivo, jamais fazendo uso de trabalho forçado, escravo ou infantil.

E suas práticas não param por aí, muitas vezes, as marcas não garantem práticas éticas apenas, mas também apoiam e melhoram a subsistência dos seus empregados, especialmente aqueles que estão em situação de vulnerabilidade. Moda ética também pode abranger práticas veganas e livres de crueldade , o que significa que nenhum animal é prejudicado ou usado como parte da produção. 


MODA SUSTENTÁVEL

Também chamada de Slow Fashion, Moda Ecológica, Eco-friendly, Moda Verde ou orgânicos tem como princípio a produção de roupas feitas para durar, tendo em mente que os impactos ambientais dessa produção. Sabendo que a moda é a segunda indústria que mais polui o planeta, a moda sustentável visa reduzir essa poluição e as consequências negativas que isso tem na Terra.

Nada é produzido em larga escala, os tecidos são orgânicos, que não admitem o uso de pesticidas que têm um efeito prejudicial ao meio ambiente, assim como para as pessoas que trabalham ou vivem  nas proximidades de fazendas e fábrica). Além disso, essa matéria-prima é biodegradável, o que significa que ela não causa tanto impacto quando descartada.

Frequentemente, os dois termos - Moda ética e Moda sustentável - andam juntos e se apoiam mutuamente  e embora certas marcas se concentrem em uma ou outra com maior destaque, na maioria das vezes, você perceberá que aqueles que acreditam em ética também acreditam em sustentabilidade e vice-versa.

Para finalizar, preciso dizer que há os que defendem que a Moda Sustentável é um mito e que só o fato de ser Moda é impossível não gerar impacto, por menor que seja, mas, essa é uma discussão para um próximo post... Desejo que a partir desse texto você consiga distinguir um termo do outro e suas afinidades. E se uma marca parece não se importar nem com uma coisa nem outra, você pode usar isso para tomar sua decisão de apoiá-la ou não. Lembre-se que essa luta é de todas nós!

Para conferir os créditos das imagens publicadas aqui é só passar o mouse sobre elas. 😉
E agora que você chegou aqui, não esqueça de compartilhar esse post nas redes sociais e de deixar um comentário nos contando o que achou, tá? Isso é muuuito importante para gente!

Beijocas e obrigada! 




 Mande um oi no Instagram! @neilabahia.com_
Todos os Direitos Reservados.

Comentários

  1. adorei esse post, acho que cada vez mais temos que nos voltar para práticas éticas e sustentáveis em tds as áreas da nossa vida, inclusive na moda

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post bem completo explicando sobre peças ecológicas, etc. Cada vez precisamos ter mais consciência, mais conhecimento fazer mais pelo planeta.

    www.queroserblogueira.com.br
    Blog pessoal: www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário