Nice to meet you!

"Pensar globalmente, agir localmente, sentir cosmicamente."
É isso que me move!
Neila - Jornalista de Moda

Recomendados pra Você

Não precisamos de mais espaço, precisamos de menos coisas!

Salvador - BA, Brasil

Estamos no último dia de 2019 e enquanto fazia minha organização para 2020, comecei a analisar o tamanho do meu armário. Quando comprei ele, há uns 3 ou 4 anos anos, imaginava que precisava de algo muito grande e espaçoso para comportar bem todas as minhas coisas.

Coisas. Elas nos cercam por todos os lados e nós, como ilhas, nos esprememos para acumular cada vez mais delas ao nosso redor. Outro dia li uma estatística que mencionava que uma residência americana, em média, contém mais de 300 mil itens e que, por exemplo, o tamanho das casas recém-construídas dobrou desde 1960 para poder comportar tudo isso. E por aqui não é diferente; enchemos nossas casas com mais e mais bens de consumo e nos convencemos de que realmente precisamos de tudo.

Mas, voltando à minha arrumação, consegui reduzi minhas roupas drasticamente e pude perceber que preciso, sim, de novas peças. Desde que contei que vinha fazendo um planejamento para montar um armário cápsula comprei pouquíssimas coisas e tenho cada vez mais consciência de que não preciso de tantas peças com a rotina que tenho. Foi um processo longo, mas agora entendo que compramos coisas que acabamos não usando ou encontramos pouca necessidade ou desejo de usar uma vez que as possuímos. Posso garantir que deixei de colecionar roupas e toda compra é muito consciente e bem pensada.

Contudo, há outro item que ainda acumulo. Os livros são a minha fraqueza e, a certa altura, cheguei a contar 33 publicações que havia comprado e que ainda estavam nas prateleiras sem que eu tivesse tempo para ler. Mesmo assim, estou melhorando! Em 2018, comprei cerca de 20 livros e agora, em 2019, apenas 6. Não me cobro, pois sei que esse é um processo lento de reeducação e todos nós temos nossas fraquezas por excesso de consumo, mesmo que pensemos que já somos bastante minimalistas.

Por isso, quero sugerir pra você que ainda acumula coisas e compra compulsivamente: será que não é hora de parar de pensar que o espaço é o problema? Você precisa mesmo de uma casa maior, de armários espaçosos lotados de coisas a ponto de não saber nem o que tem lá dentro? As chances de que já tenha espaço suficiente para viver confortavelmente são enormes.

Em um mundo de recursos finitos, nossas casas não podem continuar crescendo e crescendo. Também não podemos continuar consumindo mais do que realmente precisamos para viver bem. E de fato, em muitos casos, as coisas em nossas vidas estão dominando nossos espaços, nos levando a gastar tempo para cuidar delas o que nos impede de realmente vivermos bem.

Então, se queremos deter a maré de coisas em nossas vidas precisamos primeiro entender a psicologia por trás do nosso consumo e as razões pelas quais nos sentimos compelidos a comprar coisas que realmente não precisamos e por que nos apegamos às coisas que não condizem com o estilo de vida que queremos ter. Portanto, tratar o excesso de coisas em nossas casas não é uma questão trivial e precisamos criar estratégias para nos livrarmos do excesso.

Para quem não sabe por onde começar, digo que é o melhor a fazer é iniciar sua jornada de organização com apenas uma área de foco. A roupa foi onde comecei a minha no sentido de me afastar do excesso de consumo - e a que eu julgava mais complexa - mas, uma vez iniciada, os impactos desse foco se espalharam por todas as áreas da minha vida.

Em então, como está a sua organização de final de ano? Muito foco ou deixa a vida me levar? Me conta nos comentários!

Feliz 2020!

Para conferir os créditos das imagens publicadas aqui é só passar o mouse sobre elas. 😉
E agora que você chegou aqui, não esqueça de compartilhar esse post nas redes sociais e de deixar um comentário nos contando o que achou, tá? Isso é muuuito importante para gente!

Beijocas e obrigada! 




 Mande um oi no Instagram! @moodlovin
Todos os Direitos Reservados.

Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *