Moda minimalista

Ícone da moda minimalista BR - Vic Hollo (@vicqueen)

Você provavelmente já ouviu falar em minimalismo em diversas áreas da vida, como na arte por exemplo, mas você sabe o que é moda minimalista?

De modo geral, minimalismo é a redução ao mínimo, um estilo em que se empregam elementos ou recursos escassos e simples. Assim, a moda minimalista é aquela que preza a simplicidade em suas formas e está diretamente ligada ao consumo consciente e ao Slow Fashion.

Por isso, não é difícil encontrar quem tenha se apaixonado por esse estilo de se vestir - e de viver - aumentando assim a fabricação de roupas atemporais, versáteis e duradouras, já que as pessoas adeptas do minimalismo não se importam com as tendências, tendo como exigência principal a vida útil da peça, se ela vai ou não perdurar por muitos anos.

Por causa disso, uma das premissas das minimalistas é ter poucos e bons produtos. A prova é o crescente número de blogs de moda minimalista que estão ocupando espaços antes pertencentes apenas aos blogs de moda que incentivam o consumo exagerado, com looks do dia onde quase sempre é proibido repetir roupas, estimulando o compra inconsciente e sem responsabilidade.

Se isso te faz lembrar do armário cápsula que já falei aqui, parabéns! É exatamente isso: a moda minimalista é diretamente ligada a ele, pois permite que você não precise acumular um monte de roupas que, muitas vezes, sequer serão usadas.


Os benefícios de um guarda-roupa minimalista


A primeira coisa que posso citar, é que a moda minimalista nos encoraja a investir nas coisas que amamos, em vez de acumular as sem propósito algum, apenas pelo simples fato de tê-las. Está provado que quando temos menos opções, automaticamente, nos forçamos a ter clareza sobre o que decidir.

Sabe aquela sensação maravilhosa que sentimos ao vestirmos algo que amamos? Agora, imagina sentir isso todos os dias? É perfeito! Ainda posso listar mais vantagens, vê só:

  • Ter um armário mais organizado;
  • Ter menos coisas no guarda-roupa nos permite manter as coisas em ordem;
  • Ser mais confiante em relação aos looks;
  • Quando todas as nossas roupas são as melhores, nos sentimos incríveis;
  • Mais tempo e dinheiro;
  • Estar satisfeito com seu guarda-roupa significa comprar menos, para que seu tempo e dinheiro possam ser gastos em coisas mais importantes;
  • Impacto ambiental positivo: milhões e milhões de toneladas de têxteis são jogadas fora todos os anos no mundo e muito disso pode ser evitado investindo em roupas de longa duração, em vez de roupas descartáveis.

Depois de saber de tudo isso, você quer ter aquela sensação incrível de olhar seu armário e ver apenas as coisas que ama. Mas, como chegar lá?


O primeiro passo é ter em mente que você não precisa jogar algo fora para substituir por outro, afinal a roupa mais sustentável é aquela que já existe! Então, não caia na bobeira de se desfazer de tudo para ter que ir comprar mais com a justificativa de que está se tornando uma minimalista.

Tendo isso em mente é hora de pensar e começar a amadurecer de fato essa ideia. É preciso ter em mente que modificar hábitos que cultivamos ao longo da vida não é um processo fácil, portanto, reserve um tempo para se acostumar a ter um guarda-roupa menor.

Não tente mudar bruscamente pois há o risco de você querer desistir. Seja paciente consigo mesma e entenda que a intenção é te deixar bem. Siga acompanhando o blog que no próximo post da série te ensinarei a entender a diferença entre uma guarda-roupa minimalista e a armário cápsula, daí você poderá decidir o que se encaixa melhor para as suas necessidades!


CONVERSATION

13 comentários:

  1. Gosto muito dessa tendência, acho muito chique

    www.estiilocarol.com

    ResponderExcluir
  2. Ótima dica! Sempre que tô no Pinterest pesquiso alguma coisinha sobre o minimalismo e suas variações, é muito interessante!

    Bjo,
    www.priscilafrr.com
    Já conhece o projeto, @crgmenina? l Instagram l Facebook l Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor fonte de pesquisa da vida é o Pinterest. Vou te seguir por lá! <2

      Excluir
  3. Amei o post, sabendo escolher, não precisamos de muitas peças para conseguir compôr looks suficientes para o que precisamos! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor parte. Poucas peças e todas com significado!

      Excluir
  4. Eu nunca fui de me importar com tendências, tenho roupas com mais de 5 anos... acho que sempre fui meio assim. Talvez eu me dê bem com um guarda-roupa minimalista.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa maravilhosa de saber. Tenho um tênis que tem uns 20 anos, acredita? E ainda uso ele. É ncrível ter peças que duram. <3

      Excluir
  5. Eu já vi alguns vídeos no youtube.
    Acho bacana, mas comigo não rola porque eu sempre esqueço de comprar roupas básicas.
    O que faço ás vezes é ficar mais de um mês sem comprar roupa e por mim tudo bem.
    Beijos!
    Vem ver post novo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprar consciente é o melhor que há. Depois de ficar um tempão sem uma peça de roupa nova, estou planejando meu armário novo. Até criei uma pastinha no Pinterest!

      Excluir
  6. Preciso aderir, pois eu tenho muitas peças no meu guarda roupa que não uso e comprei por impulso (pq tava na promoção). E na verdade as roupas que a gente mais usa são as mais basicas né! Amei o post!

    Beijos, Gi.
    Blog Dicas da Gi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fui assim! Foi um longo processo, mas hoje comprar apenas o que preciso mesmo... Aderir é uma caminho sem volta! ❤

      Excluir
  7. Eu amo a ideia de moda minimalista, dá para aproveitar e conhecer bem melhor as peças.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir

Search this blog