Sou jornalista e produtora de conteúdo especializado em moda e comportamento. Além de estar à frente da neilabahia.com, já escrevi para para multimarcas, fashion designers e chefiei equipes de produção do vestuário feminino!

Peça-chave: saiba como comprar roupas que funcionam

Salvador - BA, Brasil


Elas coordenam as demais peças, poupa tempo e otimiza os looks. Entenda porque é tão importante identificar e ter peças-chave no armário! Até aprender como funcionavam as roupas e que simplesmente não poderia sair comprando de forma aleatória, eu fiquei muitos anos "sem ter o que vestir".

Primeiro, precisamos entender que nenhuma roupa é criada de maneira isolada. Dentro das coleções que são produzidas por uma marca, todas a peças são coordenadas e conversam ente si.

Se isso falha, é muito provável que a peça não venda e fique ali parada no estoque. O mesmo acontece no seu guarda-roupa! Pense nele como uma coleção, onde tudo que está ali precisa estar em harmonia.

Um look bem coordenado é feito de peças que estão em sintonia. Por isso, não dá pra ter alguma coisa que te deixa presa, sem saber como usa-la bem, seja complicada e não expresse o seu estilo.  


Afinal, o que é uma peça-chave no guarda-roupa feminino?


Entendemos por peça-chave um item que principal, fundamental e prioritário. É, basicamente, aquela peça que você não se imagina sem.Por exemplo, eu amo t-shirt. Ela é o tipo de blusa que eu uso muito e que consigo fazer um infinidade de looks com ela. Tenho da banda, lisa, com bordado.

Esse é o item que eu invisto sem medo, porque na minha rotina uso muito e consigo ir com ela para diversas ocasiões. Se é um look mais formal consigo combiná-la com um blazer, um scarpin. Se é algo mais casual/urbano, vou com minha calça jeans, sapatilhas.

Conseguiu identificar algo assim no seu guarda-roupa? Essa é uma peça-chave! Não conseguiu? Não, se preocupe, é mais fácil do que você imagina.


Como definir a sua peça-chave?


Tenho uma boa e uma má notícia. A má é que ninguém conseguirá definir uma peça-chave por você e a boa é que você sozinha pode fazer isso! É, cada pessoa tem a sua própria peça-chave e isso depende de um série de fatores, estilo ou como gosto pessoal, rotina, clima de onde vive...

Vou dar um exemplo bem prático e você vai entender o que eu tô falando. Eu amo botas, sem dúvida ela são os calçados da minha vida. Só que eu mantenho uma rotina que não comporta muito bem essa peça.

Agora trabalho em home office, mas há uns 4 anos o meu trabalho era chefiar equipes de produção e roupas femininas e isso exigia que eu ficasse em pé a maior parte do tempo, circulando entre setores, supervisionando todo o trabalho.

Apesar de gostar de botas, era impossível estar com um calçado assim durante 12, 14 horas/dia. Na época eu levava de 3 a 4 horas no trânsito e trabalhava entre 10 e 12 horas por dia. Punk!

Então, eu percebi que precisava muito mais e sapatos confortáveis que me permitissem caminhar sem destruir meus pés e foi assim que as sapatilhas viraram a minha peça-chave. Não foi porque eu as amava, mas porque precisava delas. Eu passava mais tempo trabalhando do que em casa ou me divertindo.

Outro exemplo: uma moça que trabalhe em um banco. Qual peça você acha que ela mais usaria? Um blazer? Um vestido tubinho estruturado, talvez?

Muito provavelmente! Da mesma forma alguém que tenha uma vida social muito movimentada, que sai muito a noite focaria suas compras em peças para essas ocasiões... Outro ponto importante é ficar atenta ao clima do lugar onde você mora. Entendeu porque não faz sentido você ter roupas que não vai usar? Agora, é só anotar!

Recapitulando: 3 passos simples para definir sua peça-chave (e fazer compras mais inteligentes e funcionais)!


  1. Identifique qual peça você não se imagina sem (T-shirts, sapatilhas);
  2. Qual o motivo?  Por que você precisa? (Praticidade e conforto);
  3. Faz sentido na sua rotina? (São essas peças que mais vou usar na maior parte da semana).

Espero que esse post tenha te ajudado a compreender como é possível assumir o controle das sua compras, fazendo com que isso torne seus looks muito mais práticos e o seu consumo cada vez mais consciente!




Comentários

  1. Que super dica viu, amei :D

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  2. Que post interessante!!
    Eu nunca tinha parado pra pensar nas peças chave do meu guarda-roupa...
    Pensando agora ainda fico meio confusa, mas acho que seja questão de prática também né :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Escolher e definir uma peça chave é difícil no começo mas, depois que aprendemos é muito bom para fazer novos looks.
    Amo fazer combinações com as peças que já tenho.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Post de utilidade pública! AMEI as suas dicas! São coisas que eu sempre falo pra minha mãe, que tem essa tendência de ir comprando tudo aleatoriamente, haha. Mas, ela tem melhorado, eu entendo, as vezes a gente não consegue resistir a uma liquidação.
    Os sapatos da minha vida também são as botas, tanto que já comprei umas bem confortáveis para usar no dia a dia, no total acho que tenho umas oito e uso todas. Principalmente por que moro em Curitiba/PR, onde tem o inverno mais rigoroso do Brasil, haha. Mas,falando em roupas... blusa branca, t-shirt preta e uma calça vermelha que tenho no meu guarda-roupa são minhas peças-chave.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  5. Very nice post my dear!!!
    Thank you sharing.
    Have a nice day!

    ResponderExcluir
  6. Almost all my key-clothing pieces are basics!
    i love them :D
    thanks for sharing!!
    kisses! ^^

    My blog - Lalabetterdayz

    ResponderExcluir
  7. Olá tudo bem?
    Amo ter essas peças chaves, no meu guarda roupa sempre tem aquela que da certo com tudo!
    Beijos!

    Lob Blog

    ResponderExcluir
  8. Excelentes dicas! Já tinha lido algo parecido sobre termos peças chave e é mesmo uma excelente ideia.

    Beijinho,
    Doce Branca

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post. É muito importante ter peças chave para a gente não ficar só comprando um monte de roupas e depois não conseguir combiná-las, ou usa-las. Estou aplicando isso na prática.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *