Neila Bahia

H E L L O!

Sou jornalista por formação e produtora de conteúdo especializado em moda e comportamento. Além de estar à frente da Flossy, já escrevi para para multimarcas, fashion designers e chefiei equipes de produção do vestuário feminino!

Blog

Shopaholic? Faça o teste de descubra se você é viciada em compras!

Salvador - BA, Brasil

Talvez você se pergunte se a forma como compra é saudável. Faça esse teste rápido e descubra que tipo de compradora você é!

Quando a compulsão por compras se apresenta de forma severa, ela se torna uma doença psicológica chamada oniomania. O transtorno, caracterizado pelo descontrole dos impulsos na hora de fazer compras, atinge cerca de 3% da população, mas tem tratamento.

Também conhecidas como shopaholics ou consumidoras compulsivas, as pessoas que precisam comprar cada vez mais, chegam a deixar de pagar contas essenciais para gastar com coisas supérfluas, apenas pelo prazer que a compra proporciona.

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde divulgou em uma de suas pequisas que 8% da população do planeta sofre dessa condição. No entanto, são poucas as pessoas que admitem ter a compulsão ou serem viciadas em comprar.

Contudo, com um pouco mais de atenção podemos perceber os sinais de que algo não vai bem. Porém, vale o alerta que não basta apenas gostar de comprar para ser considerada uma pessoa com o transtorno, é preciso que o hábito de comprar interfira de forma importante em outros setores da vida.


O QUE É ONIOMANIA: Doença que se caracteriza pelo desejo anormal, compulsivo, 
intenso e permanente de fazer compras; oneomania.






Em outros aspectos, as compras compulsivas podem desencadear sérios problemas psicológicos, financeiros e familiares que incluem a depressão, dívidas enormes e graves problemas nas relações interpessoais.

Não se sabe ao certo se há uma causa central para que uma pessoa se torne uma compradora compulsiva, já que existem uma série de complicadores tanto psicológicos quanto externos. 

Um exemplo muito claro desses estímulos são as propagandas, as quais somos expostos diariamente, e suas pseudos facilidades como as de comprar com um clique.

Um ponto que precisa de atenção é que nem sempre quem vive o problema consegue identificar - ou admitir - que tem algo de errado.

Assim, criei esse teste rápido para que você possa identificar se a forma como está se relacionando com as compras é saudável ou se está na hora de pedir ajuda!



O tratamento para compras compulsivas geralmente é feito por profissionais, através de aconselhamento sobre compras, terapia e, em alguns casos, medicamentos.

O objetivo do tratamento não é fazer com que a pessoa pare de comprar totalmente,  mas que aprenda a fazer compras de forma saudável, trabalhando o controle dos impulsos e das situações de gatilho. 

Caso você observe alguns desses sinais em seu comportamento ou em alguém de seu convívio, procure ajuda. Uma boa alternativa é o site Devedores Anônimos.

Atenção: Não pague por qualquer serviço até ter certeza de que está contratando profissionais. Consulte sempre o conselho de cada atividade. Conselho Regional de Psicologia, por exemplo.




Comentários

  1. Maravilhoso, sou eu na vida....uma busca constante em melhorar.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Neila.
    Eu já tive uma época que era viciada em comprar livros. Quando percebi que tinha mais prazer em comprar e aguardar a chegada do que ter o livro em si parei hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito eu! Tenho diversos livros sem ler, porque apenas comprava e queria tê-lo na estante. quando percebi, deixei de comprar e prometi a mim mesma que só entraria um título novo quando lesse todos! <3

      Excluir
  3. Olá!
    Amei o teste o meu resultado foi compradora consciente, compro quando preciso.
    Eu além de pesquisar muito os valores só compro quando sei que vou usar muito e que realmente não dá para ficar sem (exceto com potinhos para cozinha rs, as vezes tenho muitos e acabo presentando )
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  4. I am very aware of my consumption so I try to minimize it as much as possible, keeping other goals in mind.

    Lindifique

    ResponderExcluir
  5. Eu sou compradora consciente <3. Fiz o teste, mas sempre soube que eu não era compulsiva. Algumas pessoas próximas de mim infelizmente tem isso, é bem triste, porque vivem endividadas e sempre necessitam comprar mais e mais. É horrível, mas tem tratamento, desde que a pessoa aceite também...
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post e eu amo fazer esses testes aahahaha por aqui nas compras está tudo sob o controle ♥

    Beijos,
    www.tammycezaretti.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ebaa: deu compradora moderada. Meu caminho no minimalismo está me fazendo muito bem!
    Tem post novo no blog - adoraria sua visita :)
    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Sou viciada :p

    https://blogda-joana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querendo conversar mais sobre estou por aqui, tá?

      Muitos beijos!! <3

      Excluir
  9. Very interesting post! 👏👏👏 Thanks for sharing! 🌈🌈🌈

    ResponderExcluir
  10. O meu deu compradora consciente.
    Gostei pensei que fosse dar moderada, mas parece que na quarentena to gastando até menos no cartão.
    Só comprando o essencial.
    Beijos!
    Dicas de Blogueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que feliz, Pam! Estamos no caminho certo!!

      Muitos beijos!! <3

      Excluir
  11. Interessante que a OMS deu uma porcentagem de pessoas que sofrem com o transtorno de compras compulsivas, mas como muita gente não é diagnosticada e não percebe que isso é uma doença, essa porcentagem real da OMS pode ser ainda maior.
    Fiz o teste e sou uma compradora consciente!
    Amei a dica do site devedores anônimos, não sabia da existência dele.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    Ahhh, eu comentei sobre um post do seu blog aqui:
    http://www.apenasleiteepimenta.com.br/2020/06/9-navegando-por-ai.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses dias foram um pouco difíceis e terminei não entrando aqui pra responder! Vou ver agora. Muito obrigada, Leslie. Vc sempre muito gentil e atenciosa.

      Muitos beijos! <3

      Excluir
  12. Hahah i think i might
    be a bit of a shopaholic even though i try to control myself!!
    kisses sweetie!

    My blog - Lalabetterdayz

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *