Sou jornalista e produtora de conteúdo especializado em moda e comportamento. Além de estar à frente da neilabahia.com, já escrevi para para multimarcas, fashion designers e chefiei equipes de produção do vestuário feminino!

Ressignificar: o que é e como praticar

Salvador - BA, Brasil


O que será faz a gente querer ressignificar?

Durante esse período que estamos vivendo em isolamento social, - eu sei nem todo mundo está mais em isolamento (mesmo que possa estar) - percebi que muita gente começou a encontrar novos sentidos para as coisas que compõem a nossa vida.

Aprendemos novas habilidades, esquecemos de outras, mas, sobretudo, ressignificamos muitos aspectos. É, de um jeito ou de outro, nos vimos obrigadas a mudar.

Ressignificar o medo, a solidão, a dor, o desespero, a alegria cotidiana, o amor por nós mesmas.


😍 Leia também o post da segunda-feira passada: Moletons: eles estão com tudo!


Escrevendo esse texto de uma viagem que fiz para uma cidade do litoral. Passei meses planejando para que tudo corresse como eu esperava!

Enfim, o final de semana chegou. Mas, com ele teve aquela frente fria clássica que insiste em chegar exatamente nos fins de semana.

Não era justo.
Mas, não havia possibilidade de desistir. E lá fui eu, chateadíssima, pensando que odeio jogar baralho e que eu queria estar mesmo era estar na praia.

Foi quando um amigo me disse: você tem duas opções, ficar contrariada e não aproveitar do jeito que dá ou se divertir da maneira que é possível.

Aquilo bateu forte em mim. Do que adiantaria eu ficar mesmo aborrecida por algo que não podia controlar? Não seria melhor mudar aquele estado de espírito?

E assim eu fiz. E posso garantir que foi uma viagem inesquecível! Cozinhamos, conversamos por muito tempo, fora que tirei alguns momento para falar com pessoas que não tinha contato, sempre com as desculpa da falta de tempo.





Com isso, ficou comprovado pra mim que quando mudamos nosso ponto de vista sobre qualquer situação, os fatos permanecem os mesmos, mas uma mudança importante é feita em como os vemos.

Substituir os pensamentos sombrios e que roubavam energia por outros mais responsáveis, como: “Acho que deve haver algo importante para eu aprender aqui”, é o que muda tudo.



Ressignificar é uma técnica usada em terapia para ajudar a criar uma maneira diferente de ver uma situação, pessoa ou relacionamento, mudando seu significado. É uma estratégia que os terapeutas costumam usar para fazer com que seus pacientes olhem as situações de uma perspectiva ligeiramente diferente.


À medida que mudamos o pensamento sobre nossa situação, há uma mudança no tom emocional e no significado que damos às circunstâncias da nossa vida.

A quarentena nos tirou a percepção do tempo. É como se os dias passassem muito rápido e mesmo assim a gente não saísse do lugar.

Como se a vida estivesse acontecendo lá fora e a gente não participasse dela, mas assistisse a nossa existência presa de um limbo estranho.

E com dias tão loucos podemos começar a cair em uma mentalidade de "a vida não deveria ser tão difícil..." ou "o que há de errado comigo que tenho tantos desafios?"

Por isso tenho buscado ressignificar.

Como vou encarar um dia ruim? Descrevê-lo como uma maldição ou apenas como um ponto baixo numa vida maravilhosa?

Percebe que ressignificar um dia estressante não é negá-lo, mas dar a ele um novo sentido? Essa atitude simples vai nos tornando mais fortes diante das adversidades.

Ainda acredito que vamos ter tempos novinhos para viver e tudo isso vai virar uma história triste, mas de superação e vivida da melhor forma.

E você, como tem enxergado esse dias? Vamos conversar!

Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *