06 janeiro, 2021

Na Lua Minguante, limpe o seu guarda-roupa.

 



Feliz 2021! Depois de tanto tempo ausente aqui desse espaço, retornar é mesmo um desses raros momentos de alegria que temos disfrutado durante esses tempos difíceis, para dizer o mínimo.

Esse período afastada do trabalho, pude refletir muito e precisei restaurar minha energia já que realizar as tarefas, mesmo as pequenas, exigiam de mim uma disposição que eu não tinha, por menor que fosse.

E fiz isso de uma maneira muito simples - primitiva até -, diriam alguns.

Descartada qualquer possível doença, tentei meditar, me exercitar, ler, assistir coisas que gostava e ouvir música. Foi quando numa dessas meditações, como num lampejo, veio à minha mente a vontade de me reconectar com os ciclos lunares.

Simples como estou escrevendo.

Acredito que você já saiba que a Lua é uma representação perfeita da passagem do tempo dos ciclos do corpo feminino. E também uma bela força que pode impactar tudo, desde as ondas do oceano até nossas emoções.

Por isso, o calendário lunar ainda é usado em algumas tradições hoje e para muitos amantes da Lua sua energia marca uma conexão mais profunda com nossa intuição e natureza.

Trabalhar com a Lua nos dá a oportunidade de observar a nós mesmas, validar nossas percepções, definir novas intenções e planejar os próximos passos com maior facilidade.

Assim, utilizei casa fase da lua para desenvolver o que eu precisava: autocuidado, produtividade, organização, limpeza, visualização, conexão externa ou contemplação interna.

E é isso que quero propor a você nesse post.



Limpando o guarda-roupa com as energias da Lua Minguante.


Todos nós sabemos como é bom um espaço limpo e claro. A lua minguante nos convida a liberar a desordem e a criar um espaço harmonioso, banindo tudo aquilo que não nos serve mais.

E isso se encaixa em todas as áreas da nossa vida, inclusive para as nossas roupas. 

Se a gente parar para pensar, são elas que estão conosco o dia inteiro, protegendo, enfeitando nossos corpos, mostrando ao mundo quem somos.

Mas, se suas roupas ainda não estão nesse patamar, continua por aqui porque ainda vou falar muito disso, com conteúdos para você ter um guarda-roupa mágico, cheinho de peças que você ama! 

Dito isso, a partir de hoje você terá 7 dias para por em prática tudo que vou ensinar agora, limpando, organizando e pondo pra fora tudo aquilo que não serve mais! Pronta? Vamos!



como-organizar-o-guarda-roupa


Antes de qualquer coisa, coloque na sua agenda essa tarefa. Sério. Dependendo do estado do seu armário, você pode precisará de muito tempo. Tire o dia pra isso, sem muitas atividades pesadas.

Separe:

1. Água (ou uma bebida da sua preferência);
2. Uma playlist que você ama muito (eu adoro essa aqui);
3. Sacos ou caixas para armazenar o que sai;
4. Sachês mágicos com ervas aromáticas de sua preferência (você pode criar o seu próprio ou comprar em casas especializadas).

Tirando tudo do guarda-roupa

Agora, esvazie seu armário. Sim, tudo. Completamente vazio. Caso não possa por qualquer motivo - não vale preguiça, hein? - vá por partes. 

Não se preocupe com nada ainda, apenas leve tudo para sua cama. Retire também os seus sapatos, acessórios e joias. Todas as coisas. Ao retirar as coisas, mentalize as energias estagnadas sendo banidas do ambiente.

Limpe o seu guarda-roupa, conforme a instrução do material (pano seco ou pano úmido). O importante é deixá-lo realmente limpo e arejado. 

Enquanto deixa o ar circular livremente por ele, tire um tempo. Afaste-se do armário, das roupas, da culpa, da frustração ou de qualquer outra emoção que esteja surgindo. Respire e deixe ir!


Amor, Talvez, Doar, Lixo.

Essas são as 4 pilhas de roupas que você vai criar. Destine cada peça para a pilha que você julgar mais adequada a ela. Não se preocupe muito, apenas siga sua primeira reação.

Ficará assim:

Amor: aquelas que você adora, caem muito bem e usa com frequência.
Talvez: quero ficar com isso, mas não sei por quê (talvez seja apenas apego ou culpa).
Doar: Esses itens não cabem no meu corpo ou na minha vida, mas podem ser o amor de outras pessoas.
Lixo: aqui ficam as que estão em más condições (reaproveite ou leve a um centro de reciclagem, se possível).

Continue até que sua cama esteja limpa e você tenha 4 pilhas no chão.
Não esqueça de beber água. O calor está absurdo! 

Embale ou empacote seus itens para doar e descartar e coloque-os em um lugar adequado.

Dê uma segunda examinada nas pilhas do amor e do talvez. Vale experimentar se quiser, mas faça as seguintes perguntas para as que geram dúvidas:

1. Eu compraria isso hoje?
2. Vou usar isso nos próximos 6 meses (ou sempre)?

Se a resposta for não, comece uma nova pilha de doações e imediatamente adicione-a aos outros itens que você já guardou.

É provável que a essa altura você já esteja exausta. Mesmo que você não tenha muitas peças, como eu não tenho, essa tarefa demanda muita energia. Comer algo pode ser uma boa ideia!


Chegando ao final. 


Agora você tem apenas as peças que separou e que vai usar real. Mesmo com tanto trabalho isso é recompensador!

Então, não negligencie essa parte que é muito importante. Para ter um guarda-roupa mágico é importante saber qual roupa deve ser pendurada ou dobrada.

O primeiro passo é decidir como guardar sua peça, é importante primeiro observar o tecido que ela é feita.

Para peças de tecido plano e fibra natural é melhor que sejam penduradas, porque amassam muito. Essas são feitas de crepe, seda, linho, algodão, couro... Viscose é um tecido misto, mas entra nessa lista, pois amassa tanto quanto.

Peças de tecido sintético e com elastano devem ser dobradas e guardadas nas prateleiras ou gavetas. Por sua composição e trama, elas marcam facilmente ou pelo peso da peça, esticam "crescendo" e ficando deformadas. São peças em malha, lã, lycra, poliéster...

Com cuidados simples você conserva sua roupa por muito mais tempo e aumentando a durabilidade dela tão cedo não precisará se desfazer de algo que ama!

Por fim, coloque os saches de ervas em cantinhos estratégicos para manter as boas energias circulando. Eu amo os de lavanda!


Meu nome é Neila Bahia e atuo como jornalista. Desde 2018 estudo a moda e o consumo consciente sob uma perspectiva mais ritualística, mística e reconectiva. Unindo esses conhecimentos com saberes ancestrais e intuitivos, crio conteúdos para transformar a forma como compramos roupas.

1 Comments:

  1. Ótimas dicas!Bem vinda de volta!
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir



Jobs, parcerias, anúncios?

Contato

newsletter

info

O neilabahia.com.br é um site seguro. Leia a Política de Privacidade.

mande um oi

neilabahia.com@gmail.com