Sobre

neila-bahia






H E L L O.
Sou jornalista por formação e produtora de conteúdo especializado em moda e comportamento.

Além de estar à frente do neilabahia.com, já escrevi para para multimarcas, fashion designers e chefiei equipes de produção do vestuário feminino.

Propósito. 1. intenção (de fazer algo); projeto, desígnio. 2. aquilo que se busca alcançar; objetivo, finalidade, intuito. 3. aquilo a que alguém se propôs ou por que se decidiu; decisão, determinação, resolução.

Quando criei o blog em 2009, eu sabia bem o que queria: por em prática tudo aquilo que eu tinha aprendido na faculdade e quem sabe ajudar outras pessoas que, assim como eu, sonhava em trabalhar com moda mas não tinha contato com esse mundo e nem ideia de onde começar. Estava no ar o Glam Press!

Nessa época, os blogs estavam no auge e foi graças a isso que pude conhecer um monte de gente, vivenciar e entender como funcionava esse meio que eu tanto sonhava. 

Tive a oportunidade de trabalhar com bastante gente, o que me abriu portas e conhecimentos imensos. Passei um tempo em São Paulo e participei de um mercado que praticamente inexistia em Salvador.

Só que, por incrível que pareça, foi aqui que tive o melhor insight de todos! Como já era formada em jornalismo, ao invés de me especializar apenas em Comunicação de Moda, decidi que iria aprender na prática como funcionava a indústria.

Assim, em 2012, estava trabalhando em um atelier coordenando equipes de produção e literalmente fazendo parte da engrenagem da produção do vestuário.

Foi um período maravilhoso, de muito aprendizado e contribuição, só que, junto com esses momentos, vieram também alguns choques de realidade: egos inflados, relações obscuras, ambientes de trabalho nada saudáveis como aparentavam ser... Todo dia era um perrengue. 

Sabe a história de padecer no paraíso? Era bem isso.

Enfim, nesse período o blog ficou estacionado. Era humanamente impossível dar conta das duas coisas, principalmente, com os horários loucos que eu cumpria muitas vezes.

Quando me dei conta disso, passei a questionar a minha relação com a Moda e o quão importante é a nossa saúde mental. E mais, a forma como as roupas são produzidas e consumidas.

Resolvi que precisava dar um tempo desse universo. Passei 2 anos estudando coisas diferentes, não pisei em um único evento de moda sequer e me desconectei o máximo que consegui.

Foi quando me reaproximei da minha espiritualidade e passei a escrever muito sobre as coisas que experimentava, isso foi entre 2016  e 2018. 

A essa altura, o blog já tinha mudado de nome, passando a se chamar Insanos Dezembros, numa alusão ao mês que "saí da moda". 

Mas, como a gente pode até sair da Moda, mas a Moda não saí da gente, finalmente, em 2019, estava pronta para voltar a escrever sobre o que mais amo.

E assim, aqui estou, feliz que você tenha chegado nesse domínio totalmente novo (decidi usar meu nome mesmo) para produzir conteúdo de moda de uma maneira que acredito: responsável, inspiradora e, principalmente, legal de ler. Conteúdo de Moda para quem ama Moda!

Por isso, trabalho para que o neilabahia.com seja como aquele guia que te incentiva a ser uma consumidora consciente, atenta aos impactos das suas compras de moda e sensível ao que acontece nas produções de roupas. E para que seja também aquele respiro, na loucura dos nossos dias, com muita inspiração legal.

Obrigada por estar aqui comigo.

Um beijo,
Neila Bahia.

CONVERSATION